Foto-1-SSP-solenidade-promoção-300x199
A promoção de 252 praças de São Luís e do interior do Maranhão e entrega de mais de 1.500 medalhas a militares a autoridades marcaram a festa em comemoração aos 177 anos de fundação da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA). A cerimônia ocorreu na noite de segunda-feira (17), data em que foi criada a instituição. Familiares dos promovidos e autoridades prestigiaram a cerimônia, na área externa do Quartel Geral da PM, em São Luís.
Diversas autoridades foram condecoradas com a maior comenda da PM-MA, a medalha Brigadeiro Falcão. Outras medalhas por tempo de serviço, mérito intelectual e mérito operacional também foram entregues a pessoas que se destacaram em relevantes trabalhos em prol da corporação.
Durante o evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes entregou medalhas a autoridades e destacou o empenho dos profissionais da PM-MA em garantir a tranquilidade da população. “São quase dois séculos de serviços prestados ao Maranhão. Temos na PM homens e mulheres que dedicam e arriscam sua própria vida em prol da tranqüilidade coletiva. E temos muito mais a conquistar, porém cada policial demonstra que, mesmo diante de algumas dificuldades, todos cumprem o juramento que fizeram quando ingressaram no quadro da instituição”.
Aluisio Mendes informou que a PM-MA receberá, em breve, mais dois mil novos militares. A medida, de acordo com o secretário de segurança, será a maior inclusão da história da corporação.
“A Polícia Militar tem adquirido uma nova roupagem justamente por conta dos investimentos do Governo do Estado, o que inclui incentivo ao conhecimento e valorização do policial. Foram promovidos mais de 50% dos oficiais e 66% de praças, isso reflete diretamente na prestação de serviço e na missão constitucional que é garantir a ordem pública. Continuaremos lutando por uma sociedade mais segura”, informou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.
Promoções
As promoções observaram critérios com parâmetros de justiça embasados na antiguidade, merecimento e tempo de serviço do militar. Do total das promoções por tempo de serviço foram promovidos 160 militares a Cabo; dezesseis a 3º sargento, treze a 2º sargento e quatro a 1º sargento PM. Já por merecimento foram a dois (subtenente), cinco (1º), seis (2º) e 18 (3º). Houve ainda promoções por antiguidade, na qual subiram ao posto de 1º sargento quatro militares, ao de 2º sargento foram promovidos dez.
Com a maior comenda da corporação, a Medalha Brigadeiro Falcão, 27 pessoas foram condecoradas entre policiais militares dos estados de Pernambuco, Roraima e Bahia, autoridades do setor público, jornalistas, juízes e desembargadores pelos relevantes trabalhos em prol da corporação.
Um dos homenageados, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Bernardo Rodrigues destacou a importância da homenagem. “Nos deixa orgulhoso. Hoje, o trabalho da PM do Maranhão reflete diretamente na atuação do Judiciário. É notório ainda que, ao longo dos anos, a polícia tem se aprimorado e ganhando, cada vez mais, credibilidade”.
Outras medalhas foram concedidas a policiais que obtiveram o primeiro lugar em cursos de formação. Foram conferidas ainda as medalhas de tempo de serviço (de 10, 20 e 30 anos) como reconhecimento dos relevantes serviços prestados a PM e a sociedade maranhense.
Na cerimônia, o Comando Geral da PM concedeu, ainda, a Medalha Mérito Operacional aos militares que se destacaram em ações meritórias, com certo risco de morte, em benefício para a comunidade, para a corporação ou para o estado.
Outros eventos foram realizados em comemorarão aos 177 da PM-MA, como competições esportivas, exposição em um shopping de São Luís, cerimônias religiosas e a ação social organizada na área da Divinéia e Vila Luizão, em São Luís, onde cerca de seis mil pessoas receberam diversos atendimentos sociais. A partir desta terça-feira (20) a sexta-feira (23), acontecerá o Arraial São Sebastião, com brincadeiras juninas e promoção do concurso musical de toadas de orquestras.

NICIUN COMENTARIU

LĂSAȚI UN MESAJ